domingo, 2 de maio de 2010

Morro do Canal

Mais um desafio cumprido!

No dia 01 de maio de 2010, no dia do trabalho, e desta vez o grupo saiu com 13 integrantes, utilizando 3 carros para chegarmos até o sitio do seu Zezinho. Alías, parabéns seu Zezinho!!! Afinal, hoje completa o seu 83o aniversário!
Para chegar ao morro, saímos pela BR 277, rumo às praias, e antes do pedágio entramos na estrada que contorna a represa de Piraquara. Todas as dicas estão descritas, inclusive com fotos em nosso site. O lugar é bem estruturado, lugar para guardar os carros, com parquinho para crianças e uma lanchote cheia de opções, hoje cuidado pelo Dirceu, neto do seu Zezinho. Para acesso ao sítio e deixar os carros, cobram uma taxa de R$ 3,00 por veículo. Encontramos um bom movimento de aventureiros, desde a subida até o final, quando estávamos almoçando. A trilha está no programa 'Adote uma Montanha', coordeando pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada contando com o apoio no estado do IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Por isso é bem marcada, com pedras escoradas formando degraus em boa parte da trilha, e onde há necessidade de subir as rochas, há degraus de ferro e correntes. Também há três pequenas pontes sobre fendas de rochas.


Tudo muito tranquilo. Pessoas de diversas idades, mais de 60 anos e menos de 8 anos subiram o morro. Para a subida, não é necessário levar muita coisa na mochila. O básico é água e alguns petiscos, como barra de cereal ou frutas, para um lanche rápido no cume do morro. O percurso tem a duração de 1h30 para subida e um pouco menos para a descida, considerando um tempo de parada, até o retorno a trilha leva até 4 horas para realização. O visual é sensacional, podemos enxergar tanto Curitiba de um lado como a baia de Antonina do outro. O tempo desta vez ajudou, deixando a vista maravilhosa. Depois da descida, o famoso pastel do seu Zezinho foi o almoço de quase todos do grupo.
Mais um desafio concluído, deixando sabor de quero mais. Como nem todos do grupo foram, com certeza teremos um repeteco em breve. Agora, é planejar o próximo desafio: Caminho do Itupava.


Foto 01: Grupo de 13 trekkers para a subida do morro do canal
Foto 02: Chegando ao Sítio do Seu Zezinho

Foto 03: O grupo numa das pedras com correntes durante a subida
Foto 04: Gandalf e Minhococota apreciam o pastel no final da trilh
a

Abraços, Gandalf.
Minhocas Uh Ha Ha!

Reservas de almoço e café colonial:
Lanches Canal: Dirceu - (41)9222-8647



2 comentários:

  1. Trilha muito leve mesmo, não exige muita preparação, e tranquila. O visual é simplemente maravilhoso, morros, rios e a possibilidade de ver Curitiba, virar 180º e avistar a baia de Antonina. Recomendo. E se quiserem, é só me chamar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a trilha foi fantástica.
    Teve características diferentes do desafio anterior, no qual o percurso quase completo foi em mata fechada e a vista da região ficou para o topo. Já no Morro do Canal a trilha era mais aberta, com muitas rochas, literalmente pedras pelo caminho. Foram necessários alguns minutos apenas de caminhada para começarmos a ter uma vista da região. Por ser uma região próxima a uma represa haviam muitos rios que se desenhavam em meio ao verde da vegetação, nos fazendo lembrar daquelas tomadas aéreas da Amazônia que vemos na televisão.
    Aventura muito valiosa!
    Aguardo ansioso pelo próximo desafio.

    ResponderExcluir