Dicionário











Os termos mais usados nas trilhas, veja o que significam.

Trekking - Caminhada esportiva realizada prinicipalmente em contato direto com a natureza, através de estradas de chão, ou trilhas através de matas e florestas. Pode-se preferir um trekking curto, de um dia apenas; um trekking de travessia de vários dias; ou então trekking de competição, que divide-se em de regularidade e velocidade. O trekking curto, ou de um dia como é também é conhecido, é a modalidade mais praticada no Brasil, principalmente pelos iniciantes, porque é simples e pode ser feita próximo aos centros urbanos. O trekking de travessia, ou de longa distância, é a caminhada feita sempre em grupos e não há competição; o objetivo é atingir um ponto de chegada. Essa prática dura geralmente mais de um dia. E o trekking de competição, na modalidade de regularidade (enduro), é realizado em equipe, que varia de 3 a 6 integrantes, onde o objetivo é cumprir as várias etapas estabelecidas nas planilhas, mantendo um ritmo condizente com o tipo de terreno e de obstáculos. (ref.: Revista Turismo)

Hikking - O hikking é a caminhada de curta duração, usualmente não ultrapassa um dia (SÃO PAULO, s.d. 2000). Segundo Pellegrini Filho (2000), o hikking é uma caminhada curta, normalmente de um só dia, sem pernoite na trilha. Esse termo também pode ser utilizado para se referir à caminhada esportiva. No Brasil, este termo é praticamente desconhecido. (ref.: Revista Turismo)

Caving - é uma variante da Espeleologia. Enquanto este último é primeiro é mais voltado para a área científica, em que inúmeros profissionais (biólogos, geólogos, engenheiros, químicos etc) desenvolvem pesquisas e aprofundam seus estudos, o Caving é mais direcionado para a área técnico-esportiva, buscando prospecção e exploração de cavernas através de documentação, fotografia, logística e, é claro, esportes de aventura. (ref.: Chris Bueno-Equipe 360 graus)

Escalaminhada - caminhada em trilhas de ascensão, onde nos lugares mais difíceis de subir, usa-se as mãos em raízes ou pedras que existem no caminho; sem a necessidade do uso de cordas ou semelhantes.

Rapel - técnica de descida em escalada que consiste em descer uma parede de rocha vertical, através de uma corda dupla presa no topo da mesma. (ref.: Infopedia)
 
Azimute - Um azimute é uma direção definida em graus, variando de 0º a 360º. Existem outros sistemas de medida de azimutes, tais como o milésimo e o grado, mas o mais usado pelos Desbravadores é o Grau. A direção de 0º graus corresponde ao Norte, e aumenta no sentido direto dos ponteiros do relógio.

Canyoning - Rapel em cachoeiras. Essa é a explicação mais simples sobre o que é Canyoning (ou Canionismo). Mas o esporte vai muito além disso, e envolve exploração e descobrimento do ambiente dos canyons e dos rios em garganta, além de ser uma atividade de baixo impacto no convívio com o ambiente natural. O “cascading” (que seria o “rapel em cachoeiras” em si) é apenas uma das atividades do Canyoning e, por envolver altos níveis de adrenalina, faz às vezes de vitrine do esporte, sendo amplamente praticado no Brasil. (ref.: Chris Bueno-Equipe 360 graus)

Corrida de Aventura - é um esporte relativamente novo, fruto do aperfeiçoamento dos vários tipos de esportes na natureza já existentes, e claro, da criatividade de seus idealizadores. A idéia básica é misturar, em uma mesma prova, esportes diversos como trekking, mountain bike, técnicas verticais, rafting, canoagem e cavalgada. (ref.: Revista Turismo)

Rafting - é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting comercial, um Instrutor da atividade passa à todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas Instruções são lembradas pelos demais instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi. (ref.: Babylon)


Mountain Bike - é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Surgiu na década de 1970, na Califórnia (Estados Unidos), a partir de um grupo de amigos. A diversão desses veteranos do ciclismo olímpico era subir o monte Talmapais - em Marin Country, ao norte da baía de San Francisco -, e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de clunkers ou trashmobiles (tranqueiras ou  lixomóveis). (ref.: Amigos do Pedal RN)