sábado, 24 de abril de 2010

Detalhes fazem a diferença

O tempo nas trilhas de aventura nos fazem prestar atenção em pequenos detalhes. É comum ouvirmos reclamações no final ou nos dias seguintes sobre bolhas nos pés, calos e até assaduras. Como não é corriqueiramente comentado nos blogs, resolvemos deixar aqui dicas relacionadas a isso.
Tão importante quanto escolher uma boa bota, resistente e confortável, o detalhe das meias não deve passar desapercebido. Durante as caminhadas, a bota vai parecer ter tamanhos diferentes, mas na realidade não será ela que vai mudar, mas sim seu pé. Por isso, escolha meias macias e daquelas que não ficam apertadas. Os pés inchando aliados a meias apertadas, diminuiram ainda mais a circulação e calsar desconforto. Se você optou por uma bota um pouco mais larga, as diferenças do terreno farão seu pé literalmente dançar ali dentro. A meia mais 'fofa' vai auxiliar a preencher a diferença e evitar atritos dos pés com o interior da bota, principalmente na umidade, diminuindo as chances de bolhas e calos.
Já para as assaduras, que geralmente acometem os trekkeiros de cochas mais grossas (gordinhos não, por favor), podem ser combatidas com o uso de cuecas box, de algodão, mas o top de linha é a com base em fibra de bambú, macia e que diminui a proliferação de bacterias. Aquelas que não possuem costura em geral são mais confortáveis. A cueca correta vai fazer diferença nas trilhas mais longas ou quando se opta por acampar.
Além dessas dicas é importante ficar antenado com seu próprio corpo e em cada detalhe dele. Lembremos que o seu principal equipamento nas trilhas é seu corpo. Por isso, se notar que em sua primeira aventura parece que seu 'couro' foi arrancado, consulte um médico. Ter alguns desconfortos nas aventuras faz parte, mas não precisamos facilitar, não é?

abraço.
Gandalf.
Minhocas Uh Ha Ha


Nenhum comentário:

Postar um comentário