sexta-feira, 23 de abril de 2010

Barracas: dicas para aquisição

As barracas são acessórios que em breve farão parte do equipamento individual e do grupo dos Minhocas da Terra. Como nos demais materiais, é importante buscar dicas sobre o que cada equipamento deve oferecer, no mínimo, para podermos ajustar as compras para custo e benefício. Para as barracas, duas dicas foram muito importantes: o peso e a impermeabilização.
O peso está relacionado ao aumento da carga que levaremos nas mochilas. Como carregar barracas significa que passaremos mais tempo nas trilhas, também significa que levaremos mais mantimentos, água, saco de dormir, isolante térmico e até espiriteiras ou fogareiros. Portanto, quanto mais leve, melhor.
A impermeabilização é medida em mm, mas não devemos confundir com a medição do índice pluviométrico, também com esta unidade. Esse índice faz referência à altura em que é projetada uma coluna de água em relação ao tecido, a forma como se aplica o teste de pressão hidrostática. A altura da coluna é aumentada até que se consiga penetrar no tecido. Segundo o Ministério de Defesa Britânico um tecido é considerado totalmente impermeável com índice de 1.000 mm ou mais. Para as condições pluviomêtricas brasileiras, o ideal e considerar o índice de 1.500 mm ou mais, sendo desejável a partir de 2.000 mm. Portando, a sugestão é adquirir barracas com índice de impermeabilização compatível, mas quando o custo não permitir, será necessário acrescentar ao peso da mochila uma lona multi-uso, montada sobre a barraca, funcionando como mais um impermeabilizante.
Outros aspectos importantes a considerar são: a resistência à raios UV, à proteção antifungos e impermeabilização do assoalho, o formato e o tecido. Umas das barracas testadas pelo Minhocas da Terra e que demonstrou excelente custo benefício foi a Hummer Igloo 3 (foto). A barraca é dimensionada para 2 ou 3 pessoas, possui um tipo de fechamento da porta, com mosquiteiro, que auxilia na proteção contra o vento. O sobre teto completa a vedação para suportar 1.000 mm de coluna d'água e abre um avanço à frente da porta que permite alojar os equipamentos do lado de fora da barraca, aumentando ainda mais o espaço útil.
fonte: Camping Brasil, dicas de Jouderian Nobre.

Gandalf
Minhocas Uh Ha Ha


Nenhum comentário:

Postar um comentário