terça-feira, 26 de outubro de 2010

Protetor Solar: uso obrigatório!

A tempos acompanhamos em todos os canais de mídia reportagens e informações sobre o aquecimento global. Já podemos dizer que uma geração nasceu nesta 'nova época' onde os cuidados com a saúde ganharam itens importantes. Um deles, e que está diretamente ligado ao trekking, é a proteção contra o sol, pois a incidência dos raios solares pode causar diversas enfermidades diferentes ou, no mínimo, um grande desconforto nas aventuras prolongadas, com mais de um dia, e mesmo após a aventura.
Porém, não devemos ser radicais e aceitar a ideia que o sol faz mal a saúde. Ao contrário: na medida correta a exposição ao sol é necessária para o nosso metabolismo, com por exemplo auxiliando a vitamina D na absorção de cálcio pelo organismo. Mas essa ativação é feita pelos raios ultravioleta, os mesmos que em excesso nos prejudicam. Os raios ultravioleta (UV) não estão presentes apenas em dias de céu aberto. Mesmo em dias nublados chegam até nós. Por isso, em trilhas fechadas dentro das matas ou nas encostas dos morros com vegetação baixa, o uso de filtro solar é imprescindível.

No mercado encontramos diferentes marcas de filtros solares e devemos prestar atenção ao FPS - Fator de Proteção Solar que indica o grau de proteção contra os raios UV, ou seja, em quantas vezes retarda a ação do sol para queimar a pele do usuário. Por exemplo: se a pele do usuário normalmente leva 10 minutos para queimar após exposta ao sol, utilizando-se do filtro solar de FPS 15 seria necessário 2 horas e meia (150 minutos) de exposição para o mesmo resultado. Os melhores filtros solares protegem tanto contra o UVA quanto ao UVB, mas o FPS está mais associado ao segundo tipo de radiação solar. Além dos filtros, há no mercado os bloqueadores solares que são principalmente indicados às peles mais sensíveis, com FPS mais elevado e de textura mais espessa. Em média um filtro solar com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%. Dermatologistas alertam que o tempo de exposição ao sol varia para chegar à queimar à pele de pessoa para pessoa, mas normalmente é menor nas pessoas de tonalidade mais clara.
O filtro solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, e no geral têm uma aplicação eficiente durante o período de 2 horas, sendo importante a reposição após este período, ou após mergulhos na água ou muita transpiração. Alguns estudos revelam que a ineficiente dos filtros solares está ligada a falta de cuidado do usuário com as indicações de cada fabricante. Se utilizarmos de forma não adequada, principalmente em quantidade inferior ao sugerido, a proteção diminuirá na mesma proporção. A proporção em geral é de 2 miligramas por centímetro quadrado de pele. Comparando essa medida em um adulto de 1,70m com 60 a 70kg de peso teremos:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
A não utilização do protetor ou bloqueador solar pode trazer como consequências alergias, queimaduras, envelhecimento precoce e, cumulativamente ou não, câncer de pele. Por sua vez, o câncer de pele pode ser resultado de anos de pequenos 'descuidados', instalando-se silenciosamente e gerando problemas severos de saúde se não identificados em tempo para um tratamento adequado. Aliás, o grau de eficiência do tratamento para alcançar a cura depende muito da precocidade da sua identificação. Mas o melhor mesmo é prevenir!


Foto: Jeep e Tocador aplicando filtro solar antes da trilha

Gandalf
Minhocas Uh Ha Ha


Nenhum comentário:

Postar um comentário